A Câmara Municipal de Ponte de Sor e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo assinaram, no passado dia 27 de abril, o protocolo para o desenvolvimento de um dos quatro eixos do recém-aprovado projeto da ADRAL, Invest in Alentejo, cofinanciado pelo Alentejo 2020.
Em nota enviada à nossa redação, o Município de Ponte de Sor refere que assume assim a liderança do desenvolvimento do eixo da Promoção Internacional do Setor Aeroespacial do Invest in Alentejo. Esta responsabilidade é assumida pela autarquia no contexto económico e empresarial que tem vindo a fomentar e potenciar nos setores aeronáutico e aeroespacial.
Além da existência do aeródromo municipal em Ponte de Sor, uma importante infraestrutura de apoio e desenvolvimento destas atividades, diversas medidas públicas têm contribuído para que esta infraestrutura seja canalizada para a atração de empresas e de investimento ligado à aeronáutica, ao espaço e à defesa com um conjunto alargado de atividades do Centro de Negócios da indústria aeronáutica aí existente.
O objetivo tem sido contribuir para a internacionalização de empresas portuguesas e atrair players internacionais para o tecido económico da região, quer através da presença em eventos do setor a nível mundial, quer pela conceção e realização anual do maior evento ibérico do setor, o Portugal Air Summit. Ponte de Sor apresenta uma posição única no panorama nacional destes setores pela atividade económica e emprego gerados nos últimos anos com crescimento anunciado, e pela continua notoriedade que tem alcançado.
O projeto Invest in Alentejo apresenta como missão promover internacionalmente o Alentejo. Centra-se nos setores chave associados aos domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI), os equipamentos e os recursos existentes na região, com o objetivo de captar de investimento e reforçar o posicionamento da região no mercado global. O projeto tem como principal objetivo, promover internacionalmente os principais equipamentos e recursos associados à região Alentejo (Porto de Sines, Alqueva, Aeroporto de Beja, Zona Industrial e logística de Sines, outros equipamentos), através de um conjunto de ações integradas de promoção dos fatores de atratividade.
“Este quadro financeiro devidamente acompanhado numa estratégia abrangente contribuirá para que a Câmara Municipal de Ponte de Sor continue o trabalho que tem vindo a desenvolver e que este seja potenciado por outros fatores de desenvolvimento, como a logística, os transportes, o turismo, o agroalimentar, entre outros, por forma a que umas áreas alavanquem outras. As políticas públicas de desenvolvimento e coesão do interior são feitas de um esforço conjunto e de um diálogo próximo entre o setor público e privado”, refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.