A Câmara Municipal de Portalegre aprovou, por deliberação unânime do Executivo em reunião de 31 de janeiro, a minuta do contrato de apoio não financeiro a celebrar com a ULSNA (Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E.), para atribuir, a título de empréstimo, uma nova habitação (tipologia T2) destinada a alojamento de pessoal médico que ingresse no Hospital Dr. José Maria Grande, para desempenho da sua atividade laboral.
O Município de Portalegre assumiu a implementação de uma política de incentivos à fixação de recursos humanos, que facilite a instalação de pessoal médico, como um desígnio prioritário dado o manifesto interesse público que representa a reversão de uma situação considerada muito crítica no que diz respeito ao acesso à saúde.
Portalegre e o Alto Alentejo têm uma parte significativa da população muito envelhecida, estruturalmente fragilizada e a viver num contexto socioeconómico bastante desfavorecido, contingências que justificam o empenho de todos os meios e esforços para promover condições para a fixação de profissionais no território.
A atribuição de casas para instalação de pessoal médico tem sido assumida pelo Município como uma forma de discriminação positiva para atrair e fixar jovens médicos no concelho e ao mesmo tempo revitalizar o Centro Histórico da cidade.
Recorde-se que esta é já a terceira casa colocada à disposição da ULSNA, E.P.E. para ocupação, sendo atribuída por um período máximo de dois anos, após a colocação do profissional médico e cessando decorrido esse prazo.
C/CM Portalegre