12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Portalegre quer candidatar técnica de tapeçaria “Ponto de Portalegre” a Património Imaterial da Unesco

O Município de Portalegre quer candidatar o “ponto de Portalegre”, técnica específica na elaboração de tapeçaria, a Património Imaterial da Unesco segundo avançou a Autarquia à Lusa, numa altura em que se celebrou o 23º aniversário do Museu de Tapeçaria de Portalegre.

A Câmara Municipal está a dar os passos necessários para que seja possível apresentar a respetiva candidatura estando neste momento a ser feito um levantamento da história desta técnica.

Este desígnio é comum a várias entidades e junta o Município à Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com financiamento do programa valorizar do Turismo de Portugal.

O processo de candidatura vai ter várias fases, a primeira delas será o seu registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A tapeçaria de Portalegre é uma das artes com maior expressão no concelho de Portalegre.Representando desde a sua origem uma inovação das técnicas tradicionais, é feita com um ponto de nó, desenvolvido por Manuel do Carmo Peixeiro no início do século XX, num tear vertical, inventado por Guy Fino. O ponto de nó utilizado nesta tapeçaria consiste no envolvimento completo dos fios da teia, construindo-se o desenho ponto a ponto, com um detalhe impressionante.

Portalegre honra este património artístico singular há mais de duas décadas através do  Museu de Tapeçaria de Portalegre-Guy fino , que celebrou 23 anos de história.

Instalado na antiga casa nobre Castel-Branco, remodelada com uma solução arquitectónica inovadora e harmoniosa, este museu é um ex-libris da cidade de Portalegre. A sua criação contou com o apoio do Instituto Português de Museus e da Manufactura de Tapeçaria de Portalegre, que doou um conjunto significativo de peças. Para além da exposição permanente, o museu integra um espaço para exposições temporárias, destinado a iniciativas ligadas à temática da tapeçaria e às Artes Plásticas, tornando-se acima de tudo um museu de Arte Contemporânea.

Foto: Manufactura de Portalegre

Populares