A Câmara Municipal de Portalegre foi uma das cidades europeias que conseguiu a aprovação da sua candidatura ao projeto “Digital Innovation 4 Cities – DI4C”, englobado no URBACTIII, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.
As cidades europeias parceiras de Portalegre nesta iniciativa, são Messina (Itália), Limerick (Irlanda), Ventspils (Letónia), Roquetas de Mar (Espanha), Oulu (Finlândia), Botosani (Roménia), Saint-Quentin (França).
O DI4C visa criar um mecanismo de aceleração para permitir que as cidades se tornem mais competitivas em termos de oportunidades a nível digital. Pretende, ainda, contribuir para a eliminação de todos os obstáculos encontrados pelas cidades de médio porte em termos de implementação de projetos digitais: falta de visão estratégica e dificuldades técnicas e de engenharia na incorporação da inovação digital.
Para execução da primeira fase deste projeto, foi aprovado o montante de 146.551,54€, cabendo ao Município de Portalegre o valor de 12.216,40€, financiado a 85% a fundo perdido pelo FEDER.