Numa campanha para reduzir o risco de enfarte agudo do miocárdio, lançada pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (ACIP), o Munícipio de Portel associou-se hoje, dia 14 de fevereiro, também a essa campanha que dá pelo nome de “Cada Segundo Conta”, que visa alertar a população para a importância do diagnóstico antecipado e tratamento precoce da doença.
O presidente da APIC, Eduardo Infante de Oliveira, diz que o número de mortes pela doença causa grande preocupação e, “em Portugal, o enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte e incapacidade. Todos os anos mais de 12.000 portugueses sofrem um enfarte agudo do miocárdio. É primordial que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível, após o início dos sintomas. Acreditamos que reduzir o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e as complicações associadas, é uma responsabilidade dos profissionais de saúde e de uma população bem informada”.
Esta ação de consciencialização, que opera a nivel nacional, descreve como principais sintomas a dor no peito, por vezes com irradiação para o braço esquerdo, costas e pescoço, acompanhada de suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade.
Para evitar um enfarte é importante adoptar um estilo de vida saudável, não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress.
Em caso da presença de alguns de uns sintomas citados anteriormente, é aconselhável ligar o número de emergência 112 e esperar pelos meios de socorro, ao invés de se deslocar até a uma unidade de saúde por meios próprios.
Fonte: A Planície