O Município de Redondo procedeu a obras de melhoramento no Centro de Recolha Temporário (CRT) da vila, no sentido de preservar a proteção, o conforto e o bem-estar animal e de dinamizar as políticas municipais alusivas aos animais errantes.
Em comunicado enviado à Rádio Campanário, a autarquia referiu que a intervenção permitiu beneficiar o espaço exterior, ”que possui, agora, um parque de recreio com rampas, pontes e barras para que os «amigos de quatro patas» do Centro possam divertir-se, treinar a agilidade e a destreza e ficar em forma”.
Esta beneficiação junta-se a outras já realizadas pela Câmara Municipal no CRT, com a grande missão de dar condições condignas de alojamento aos animais que estão à espera de ser adotados.
O Centro de Recolha Temporário está em funcionamento desde 2007, para responder a uma necessidade identificada pela autarquia, fruto da deambulação de canídeos vadios em espaço público e está instalado junto à ETAR de Redondo e acolhe 30 cães – “mais novo completou sete meses e o mais velho já tem 20 anos”, salienta a autarquia.
Com 12 boxes de alojamento, o Centro dispõe ainda de dois parques (um para fêmeas e outro para machos) e duas divisões para animais em quarentena. Os animais são assistidos pela Médica Veterinária Municipal, e a captura, controlo reprodutivo, hospedagem e vacinação estão a cargo da Edilidade.
A Câmara de Redondo anunciou ainda que está a ultimar uma campanha de adoção de cães que estão à espera de ser acolhidos por uma família.