No âmbito de uma candidatura de carácter intermunicipal que envolve os 14 municípios da CIMAC, relativa ao Aviso POSEUR – “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, foi colocada, no dia 10 de maio, uma armadilha localizada numa zona envolvente ao perímetro urbano da Aldeia da Serra, e nos próximos dias colocaremos mais 19. As armadilhas são feitas com uma solução líquida atrativa à vespa asiática sem qualquer risco para o ser humano.
Com a implementação desta candidatura pretende-se, assim, levar a cabo uma estratégia coordenada de combate a esta espécie exótica invasora, adquirir equipamentos de controlo da Vespa Velutina, incluindo EPI’s, e divulgar e sensibilizar para esta problemática e para a adoção de boas práticas junto de vários agentes sociais, bem como da população em geral. Pretende-se ainda apostar na inovação em desenvolvimento e teste de novas técnicas e equipamentos para a deteção e o controlo desta espécie exótica invasora.
O Município de Redondo irá tomar medidas adequadas no sentido de uma ação eficaz face a este problema e, para o exercício de um combate mais assertivo, solicitamos a toda a população que se avistar ninhos desta espécie informe os serviços municipais, através dos seguintes contactos:
Geral: 266 989210 ou geral@cm-redondo.pt.
Serviço Municipal de Proteção Civil de Redondo: 965391684 ou smpcr@cm-redondo.pt.
Fonte/Foto: CM Redondo