O Vereador com a pasta da Cultura do Município de Redondo, Pedro Roma, marcou presença, na semana passada, na Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), que decorreu em Aveiro, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
A eleição dos corpos diretivos para o próximo biénio, a adesão do Concelho do Fundão e a visita à Bienal Internacional da Cerâmica Criativa de Aveiro, que se estende até ao final deste mês, integraram o programa da reunião. A Assembleia decorreu dentro do programa estabelecido e, para além dos pontos já referidos, destacamos ainda o Voto de Louvor aos Corpos Sociais cessantes (dos quais o Município de Redondo fazia parte enquanto Vice-Presidente da Assembleia Geral) atribuído por unanimidade e aclamação! Foi a forma de reconhecimento encontrada por todos, para agradecer à equipa que iniciou este percurso.
Terra de oleiros, o Município de Redondo é membro fundador da Associação desde 2018, partilhando, juntamente com as outras autarquias aderentes, uma visão centrada na promoção, defesa e preservação do património cultural associado às vertentes artesanal e industrial da cerâmica nacional, contribuindo para a valorização da identidade cultural e da memória coletiva.
Neste momento, são já 19 as cidades e vilas cerâmicas portuguesas que integram a APTCVC.