O Município de Reguengos de Monsaraz integra a Iniciativa Nacional Cidades Circulares através da candidatura RURBAN Link na área das relações urbano-rurais.
Para esta iniciativa promovida pela Direção-Geral do Território e financiada pelo Fundo Ambiental foi constituída uma rede de municípios parceiros com Reguengos de Monsaraz, Fundão, Guimarães, Bragança, Penela, Ribeira Grande e Câmara de Lobos, juntamente com a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa.
Em nota enviada à nossa redação, o Município refere que o desenvolvimento urbano e o desenvolvimento rural são duas realidades interdependentes no desenvolvimento territorial integrado e sustentável. Por isso, através desta candidatura, Reguengos de Monsaraz e os restantes parceiros vão identificar desafios e prioridades comuns, cooperando entre si na transição para a economia circular.
A autarquia pretende envolver a população e com o apoio de peritos conceber o seu plano local de ação, que deverá ser uma base sólida para a preparação de futuras candidaturas a fundos nacionais e europeus no âmbito da economia circular e do desenvolvimento sustentável.
Este documento terá soluções inovadoras de gestão territorial e fundiária para fomentar a equidade no acesso aos serviços de interesse geral, a afetação do solo rústico a atividades produtivas, minimizar os impactos da ocupação dispersa e potenciar a eficiência do metabolismo regional urbano.
O plano deverá ter também princípios da economia circular como a utilização sustentável e eficiente dos recursos naturais, o desenvolvimento de sistemas alimentares regenerativos e de corredores de alimentação, a oferta de produtos regionais frescos, a gestão sustentável das florestas e dos solos, a formação de ciclos fechados de nutrientes e de outros recursos e a preservação e recuperação dos serviços de ecossistemas e proteção da paisagem.