O Município de Reguengos de Monsaraz anunciou que será uma das autarquias pioneiras no desenvolvimento da plataforma Participa.GOV.
De acordo com a nota enviada à Rádio Campanário, a Câmara Municipal reguenguense explica que “esta plataforma de suporte aos procedimentos participativos e de cidadania existentes nas autarquias poderá ser utilizada no orçamento participativo anual”
A plataforma Participa.GOV está integrada na medida iSimplex “Participa 5.0” e utiliza para a atribuição dos votos aos cidadãos a tecnologia blockchain, que é um tipo de base de dados distribuída que guarda um registo permanente e incorruptível.
O Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa e ” vai participar nas reuniões quinzenais do projeto de desenvolvimento da plataforma que têm como objetivo a demonstração e revisão das funcionalidades desenvolvidas durante cada período, contribuindo para a introdução de melhorias e validação da solução. A câmara municipal vai colaborar também com a equipa do projeto no esclarecimento de dúvidas sobre requisitos funcionais das autarquias e na realização de testes de usabilidade”.