A Câmara Municipal de Santiago do Cacém aprovou no dia 22 de julho, em Reunião da Câmara Municipal, o apoio extraordinário às Associações Humanitárias de Bombeiros do Município, Alvalade, Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém e Santo André, um contributo para o trabalho destas associações no combate à COVID-19.
A verba de 40 mil euros será repartida em quatro partes iguais por estas Corporações de Bombeiros, conforme divulgado pelo município.
No âmbito da 5.ª renovação das medidas extraordinárias e de carácter urgente para o apoio social e económico no combate à pandemia pela doença COVID-19 a Autarquia aprovou, também, a isenção do pagamento das tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos para as Associações de Bombeiros, entre outras instituições, durante os meses de julho, agosto e setembro.
No que diz respeito às medidas de apoio de combate à pandemia, a Câmara Municipal tem vindo a efetuar ações de apoio às Corporações com a distribuição de material como máscaras cirúrgicas, fatos de proteção individual, luvas cirúrgicas, óculos de proteção, proteções para botas e álcool-gel. A Autarquia estendeu, igualmente, as ações de higienização e desinfeção que realizou no Concelho, como medida de combate à COVID-19, às instalações dos Bombeiros Voluntários e Mistos. Estas ofertas de material e ações de desinfeção dos quartéis pretendem contribuir para a proteção dos bombeiros durante a prestação de socorro às populações.