A Assembleia Municipal de Sines aprovou a 20 de dezembro de 2023, por maioria, a proposta de Orçamento 2024 e Grandes Opções do Plano 2024-2028 apresentada pela Câmara Municipal.
O valor do orçamento para 2024 é de 47 milhões e 680 mil euros, cerca de seis milhões acima do orçamento de 2023.
Em nota enviada à nossa redação, a Autarquia refere que “no novo ano, prevê-se o início de operação de vários projetos estruturantes ainda integrados no quadro Portugal 2020, nomeadamente, o Observatório do Mar, o Parque Arqueológico Subaquático, o Centro de Dia de Porto Covo e o lavadouro do Parque Merendas.”
No que diz respeito aos investimentos que podem vir a ser consagrados no contexto do novo ciclo de financiamento comunitário, Portugal 2030, o seu planeamento tem vindo a ser desenvolvido e muitas dessas possíveis operações integram a lista de projetos prioritários do município para os próximos anos na área da qualificação urbana.
Entre estes projetos, refere o Município, ” estão a 3.ª fase da Estrada da Floresta, com uma área pedonal e ciclável até à Avenida D. Pedro I, e a reabilitação do Largo da Boavista e de várias ruas circundantes da Rua Marquês de Pombal, melhorando a circulação pedonal e rodoviária e criando melhores condições de estacionamento, ravessa do Calça Virada até à Rua da Estrada do Farol, a reabilitação da Praça da República, a reabilitação do Mercado Municipal de Sines, a reabilitação do Mercado de Porto Covo, a reabilitação da zona envolvente ao Lar Residencial da Cercisiago e o reforço do estacionamento em várias áreas da cidade.”
O Programa de Apoio ao Arrendamento, o Programa 1.º Direito (de apoio aos agregados carenciados na criação de condições dignas de habitabilidade) e a construção municipal de novas habitações para agregados com carência habitacional são prioridades para 2024 assim como a construção do novo Polo de Saúde em Porto Covo, uma parceria entre o Município e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, decorre e será uma mais-valia para freguesia a sua entrada em funcionamento.
É também expectável que a construção de residência de estudantes, por parte do Instituto Politécnico de Setúbal, se inicie em 2024 e manter-se-ão os esforços e a articulação em torno da viabilização de uma escola superior em Sines.
A abertura do Observatório do Mar, a recuperação da Igreja de Nossa Senhora das Salas, com fundos do PRR, são também prioridades apontadas eplo executivo.
A Assembleia Municipal de Sines aprovou os documentos previsionais do município por maioria, com votos a favor do PS e contra do MAISines e da CDU.
Na Câmara Municipal de Sines, a proposta tinha sido aprovada a 30 de novembro, também por maioria, com votos a favor do PS e do vereador António Braz (MAISines) e votos contra dos vereadores Gonçalo Naves (MAISines) e Jaime Cáceres (CDU).