A Câmara Municipal de Vendas Novas, reunida hoje, dia 2 de setembro, aprovou, por unanimidade, a suspensão das descargas da Extraoils 4 The Future, Lda, através do encerramento do coletor de esgoto que serve a empresa.
Em comunicado, a autarquia salienta que a decisão terá efeitos práticos imediatos e implica que durante o período de suspensão “a empresa fique proibida de lançar quaisquer quantidades de efluentes residuais industriais, sejam eles de que tipo forem, no sistema de drenagem de águas residuais domésticas de Vendas Novas”.
Para poder continuar o seu processo produtivo a empresa deve encontrar alternativa “que não implique o lançamento de águas industriais no sistema público de drenagem de Vendas Novas”.
O Município frisou que a suspensão durará “até que se mostre provado, de forma inequívoca e permanente, através da realização de uma auditoria, que todas as questões que colocam em causa a qualidade ambiental local sejam resolvidas, de acordo com a legislação aplicável”.
“Após as várias tentativas para que a empresa resolvesse o problema e após a verificação da manutenção do mesmo, esta decisão teve com base os fundamentos de facto e de direito constantes das informações e pareceres técnicos e jurídicos, assumindo a Câmara Municipal que tudo fará para resolver no curto prazo o problema ambiental que afeta o nosso Concelho em nome do interesse público, do bem-estar e da saúde pública das nossas populações”, lê-se no comunicado.
A Câmara Municipal de Vendas Novas espera agora que, no seguimento desta decisão que impede as descargas no coletor de esgoto, estarem criadas condições para o início da regeneração da ETAR de Bombel e para a devolução da qualidade ambiental a Vendas Novas.