Na reunião da Câmara Municipal de Vendas Novas realizada hoje, dia 29 de dezembro, segundo informação avançada pelo município na sua página oficial de facebook, foi aprovado, por unanimidade, o reforço de verbas no Fundo de Emergência Municipal, no valor de 35 mil euros, perante as iminentes necessidades de resposta à comunidade local, face à pandemia da COVID-19.
Segundo a autarquia, foi também aprovado, por unanimidade, o apoio extraordinário à Casa do Povo de Vendas Novas no valor de 32 mil euros para fazer face ao cenário de crise que vive. Propôs-se, ainda, que tal verba seja de imediato solicitada à Segurança Social, considerando a incumbência e responsabilidade desta instituição governamental nestes momentos de crise.
No que diz respeito à situação epidemiológica, o Município informa que estão, no momento, no Lar Nossa Senhora da Saúde, 14 recursos humanos externos à habitual equipa de funcionários.
De acordo com os resultados da última testagem, realizada a 23 de dezembro, do total de 53 idosos, 22 testaram positivo, sendo que 7 se encontram no Hospital em Évora; 25 idosos revelaram teste negativo; 4 são considerados casos suspeitos e 2 inconclusivos.
Até ao momento há a lamentar 5 óbitos, sendo 4 deles por COVID-19.
Para além da verba que o Município transferirá para a Casa do Povo de Vendas Novas, esta Autarquia tem assumido as despesas da recolha de resíduos contaminados e as refeições e alojamento dos elementos externos.
O Município manifesta-se ainda solidário com os idosos, seus familiares, funcionárias da instituição e com a Direção da Casa do Povo de Vendas Novas.