O Município de Vendas Novas aderiu a um projeto escolar dedicado à problemática do daltonismo: o ColorADD.
Segundo o município informa, este é um projeto destinado aos alunos do 3º ano do Agrupamento de Escolas, que abrange este ano letivo e o próximo, num investimento total de 1.000 euros. Consistindo em ações de capacitação para uma maior consciencialização do problema do daltonismo, permitindo o contacto com a visão daltónica, sentindo os seus constrangimentos e experienciando a diferença.
O projeto inclui também rastreios do daltonismo para que seja possível um diagnóstico precoce.
A apresentação foi feita nos dias 12 e 13 de janeiro, na extensão do Centro Educativo e Escola Básica de Landeira, com uma ação de sensibilização que deu aos alunos a possibilidade de verem o mundo pelos olhos de quem sofre de daltonismo.
A cada um dos 100 alunos, foi também entregue um kit ColorADD pelo Município, que inclui saco, lápis de cor e caderno de atividades para a exploração autónoma, independente e lúdica desta linguagem universal.
Este projeto inovador tem um carater intermunicipal, através da CIMAC, e localmente, conta com a parceria da Ótica Casa Branca, numa perspetiva de responsabilidade social, a quem o Município agradece o envolvimento.