O chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Eduardo Luciano, participou na cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento para a constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, no passado dia 8 de julho, em Ponte de Lima.
No encontro estiveram presentes 10 municípios – Alter do Chão, Barcelos, Esposende, Fundão, Golegã, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Pouca de Aguiar. O memorando foi ainda assinado pela Federação Equestre Portuguesa, a Associação Nacional de Turismo Equestre e a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano.
Este memorando constitui o primeiro documento de trabalho para a elaboração dos estatutos e da carta programática da futura associação que visa um conjunto de objetivos. Entre eles está a definição de uma estratégia conjunta em prol do desenvolvimento do setor equestre, a proteção, valorização e promoção dos territórios de vocação equestre, para além da dinamização de atividades desportivas, económicas e turísticas associadas ao setor. É ainda um objetivo comum aos vários municípios, a procura de financiamento e reivindicação de investimentos para projetos que promovam o desenvolvimento do território.
Recorde-se que, em maio último, o Município de Viana já tinha participado, em Ponte de Lima, numa reunião de trabalho para avaliação da possibilidade de criação de uma Associação de Municípios relacionada com o desporto, arte e turismo equestre.
Na altura, os municípios concluíram da necessidade do trabalho conjunto com vista à promoção desta fileira turística de enorme potencialidade para os territórios abrangidos, ganhando escala de intervenção e apostando na cooperação para a concretização de projetos comuns.
A convite do Município de Viana esteve presente nesta reunião de trabalho e na assinatura do memorando, a AEVA – Associação Equestre de Viana do Alentejo, representada por Rui Moisés, no sentido de aproveitar a experiência desta associação para melhor analisar as propostas colocadas em discussão.