Na sua página de Facebook, o Município de Viana do Alentejo, manifestou-se contra a demolição da Estação de Caminho de Ferro de Alcáçovas.
Depois da notícia da demolição da estação de Alcaçovas e Alvito, o município usou a referida rede social para manifestar o seu descontentamento, pode ler-se:
“O Município de Viana manifesta-se contra a demolição da Estação de Caminho de Ferro de Alcáçovas
A notícia da referida demolição foi veiculada pelo jornal Público no passado sábado, dia 5/6/2021, referindo que a IP – Infraestruturas de Portugal, SA, pretende demolir as Estações de Alcáçovas e Alvito, no âmbito da Modernização do Troço da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja. A IP justifica a intenção, tendo em conta o “adiantado estado de degradação e as condições de habitabilidade”, entre outros aspetos, pretendendo que estas sejam substituídas por um abrigo em cimento”. – pode ler-se no Post partilhado na página do município.
Na mesma publicação é referido que o Município de Viana solicitou “esclarecimentos à Administração da IP e à Secretaria de Estado das Infraestruturas, tendo ainda manifestado a disponibilidade para que, em conjunto com a IP, possam ser analisadas e encontradas alternativas à demolição da referida Estação.”, informando que fará todos os esforços para tentar reverter essa situação.
Já foi até criada uma petição, com o objetivo de impedir que a IP – Infraestruturas de Portugal SA, ou outra entidade pública que a venha a substituir, destrua ou adultere este edifício centenário, mas que lhe permita uma nova e condigna utilização.
Confira e assine a petição aqui.