O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, presidiu, no passado dia 18 de maio, no Cineteatro Vianense, em Viana do Alentejo, à cerimónia de assinatura do contrato de cooperação interadministrativa com o Município para as obras de construção das instalações do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viana do Alentejo.
Na assinatura do contrato estiveram o presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, o 2º comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Maurício Raleiras e o secretário-geral do Ministério da Administração Interna, Marcelo Mendonça de Carvalho.
O presidente da Câmara mostrou-se satisfeito por, finalmente, “haver condições de avançar com o projeto que tanta importância tem para o Concelho” e que vai permitir que “os militares exerçam as suas funções de forma digna daí resultando uma melhoria na segurança”. Luis Miguel Duarte aproveitou a ocasião para agradecer “o empenho e profissionalismo demonstrados pelo Comando Territorial de Évora, pelo Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo e pelo Comando do Posto Territorial de Viana do Alentejo, bem como de todos os militares”.
O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, revelou que o governo tem “607 milhões de euros destinados a infraestruturas e equipamentos para as forças de segurança até 2026”. O governante anunciou que a construção do Posto Territorial de Viana do Alentejo está avaliada em cerca de 1,3 milhões de euros, estando a Câmara em condições de colocar a obra a concurso.
O novo posto, cuja execução da obra deverá durar entre 12 e 18 meses, vai ser construído num terreno cedido pela Câmara, no Loteamento da Lindina, junto à Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo.