A Câmara Municipal de Vidigueira está a promover o Orçamento Participativo com o objetivo de aprofundar a recolha de contributos das instituições e dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal para 2021.
Em nota, a autarquia pretende “contribuir para a participação dos cidadãos, e organizações da sociedade civil, na decisão sobre a afetação dos recursos disponíveis, e para a adequação das políticas públicas municipais às necessidades e expetativas das pessoas para melhorar a qualidade de vida no concelho”.
Para esta primeira edição está contemplada uma verba global de 50 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, sendo que o valor máximo de cada proposta não poderá exceder os 25 mil euros.
Podem participar todos os cidadãos recenseados no concelho de Vidigueira, com idade igual ou superior a 18 anos (é permitida a participação em nome individual e de entidades coletivas).
As propostas apresentadas deverão incidir nas áreas de competência do Município, abrangendo investimentos, manutenções, projetos imateriais, programas ou atividades para todo o território do concelho.
Para mais informações, os interessados poderão aceder à plataforma do OP Vidigueira em: http://op.cm-vidigueira.pt
Calendário do Orçamento Participativo de Vidigueira:
- Apresentação de propostas (até 30 de setembro)
- Avaliação técnica das propostas (1 de outubro a 15 de novembro)
- Período de reclamações (16 de novembro a 15 de dezembro)
- Votação dos projetos (10 de dezembro a 20 de janeiro)
- Apresentação pública dos resultados (janeiro)