14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Vila Viçosa faz revisões orçamentais e encaixa mais de 2 milhões de euros que transitam de 2020(c/som)

Foi na passada sexta-feira, dia 19 de março, que o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, em entrevista à Rádio Campanário, fez uma revisão orçamental do ano 2020 e apresentou o plano de atividades para este ano 2021. 

Quando abordado pela situação financeira do município, Manuel Condenado afirma que de momento é uma situação estabilizada, controlada e confortável. Visto que a dívida há 7 anos atrás, rondava o valor de 7 milhões de euros e atualmente encontra-se nos 3 milhões. O presidente menciona que este valor é controlado, pois corresponde a empréstimos de médio/longo prazo. Afirma ainda que os pagamentos aos fornecedores, juntas de freguesia e restantes instituições colaboradoras da câmara são pagos ao dia. Há 7 anos atrás os pagamentos em atraso eram de 1 milhão e 400 mil euros a estas instituições e, nos dias de hoje, é de 13 mil euros. No final, sublinha que a situação evoliu favoravelmente. 

No que toca ao orçamento de estado para 2021, o valor inicial seria de 9 milhões e 200 mil euros, no entanto, atualmente encontra-se no valor de 11 milhões e 200 mil euros. Manuel Condenado menciona as duas alterações que fizeram aumentar o valor do orçamento para este ano: 1º verba do saldo do ano anterior no valor de mais de 1 milhão e 460 mil euros, e a receita adicional dos orçamentos de estado no valor de 415 mil euros. 

O presidente termina a mencionar alguns exemplos do plano de atividades para o munícipio, nos quais estes valores vão ser aplicados. 

Quanto à previsão dos planos de atividade para 2021:
– praçeta de Bencatel (praticamente terminada) e melhoramentos das vias, construção de passeios, estacionamentos
– construção de canil/gatil para todos os animais que a CM de Vila Viçosa recolhe
– processo de pavimentação das vias da zona industrial de Vila Viçosa 
– praçeta “António José Calado Peixoto” –  zona central de Pardais
– melhoramentos das ETAR em Bencatel e Vila Viçosa
– construção de ETAR em Pardais e São Romão
– em fase de elaboração, um estudo hidráulico para aproveitar as águas das pedreiras da zona da Lagoa – Pardais, para sistema de regas para os laranjais
– vedação dos terrenos da câmara, em Ciladas
– oferta de uma ambulância aos Bombeiros Voluntários
– apoio à Cruz Vermelha com um centro de acolhimento aos refugiados, entre outros. 

 

Créditos de imagem: Rádio Campanário

Populares