O Município de Vila Viçosa aderiu ao Plano de Controlo e Monitorização da Vespa Velutina no Alentejo Central, promovido pela CIMAC .
De acordo com a informação avançada pela Autarquia, a mesma , através dos Gabinetes de Proteção Civil e Defesa da Floresta e de Salubridade Animal e Saúde Pública, está a monitorizar quinzenalmente a presença daquele inseto na área do Concelho.
As armadilhas foram estrategicamente colocadas, de modo a cobrir as zonas eventuais de multiplicação da vespa em todas as freguesias.
Recorde-se que a Vespa Asiática é uma espécie exótica invasora que se alimenta de abelhas e outros insetos, colocando em risco as suas populações e o seu papel importantíssimo na polinização e, portanto, na alimentação humana.
Não são mais agressivas que as vespas comuns, no entanto quando sentem o seu ninho ameaçado, podem tornar-se muito perigosas e perseguir a “ameaça” por centenas de metros.
Na presença ou suspeita de presença da vespa ou do seu ninho não se aproxime: a destruição dos ninhos deve ser feita apenas por equipas especializadas.
Contacte de imediato a Câmara Municipal ou o Serviço Municipal de Proteção Civil que irá proceder à sua destruição.