Os alunos dos 9º, 10º e 11º anos do Agrupamento de Escolas de Redondo assistiram, na última terça-feira, no Auditório do Centro Cultural, à apresentação da ação “Além Plantar”, no âmbito do projeto “Além Risco”, conforme divulgado pelo município.
A sessão foi presidida pelo coordenador pedagógico da iniciativa, Fernando Moital, pelo Vereador da Câmara, Pedro Roma, e pela professora do Agrupamento, Laura Dinis.
Além da apresentação do projeto, em cima da mesa discutiram-se os efeitos nefastos das alterações climáticas no Planeta e a importância da plantação de árvores como mecanismo de mitigação.
Em Redondo, a ação “Além Plantar” é dinamizada em colaboração com o Agrupamento de Escolas e o Município e, na sua primeira fase, explicou Fernando Moital, a ideia é, junto da comunidade escolar, recolher dados e informações sobre as zonas do concelho passíveis de plantação e adaptá-la às características e necessidades de cada local.
A sessão incluiu ainda o visionamento de dois filmes: o primeiro sobre a relação entre as zonas menos arborizadas e as zonas mais quentes numa cidade; e o segundo – “Água e Energia” – realizado no âmbito do programa Eco-Escolas, numa parceria do Agrupamento de Escolas e da Associação Cultural de Redondo ArredondArte, representada na sessão por Débora Pires e Paula Gato.
Recorde-se que o projeto “Além Risco” visa envolver os cidadãos na adoção de medidas de combate às ondas de calor com a plantação de 50 mil árvores nos espaços urbanos do Distrito de Évora, nos próximos dois anos.