O alentejo vai fazer parte da Rota Turística da Estrada Nacional 18, que liga a Guarda a Ervidel, com o projeto Rotas de Portugal lançado pelo Clube Escape Livre da Guarda.
O projeto conta também A EN18, que é a segunda mais comprida estrada nacional de Portugal, com um total de 388 quilómetros, cruzando 14 municípios, entre os quais os munucípios alentejanos, Nisa, Portalegre, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja e Aljustrel.
Esta Rota passa pela EN18 e por diferentes comissões vitivinícolas de Belmonte e Castelo Novo, e passa bem perto de outras três que valem bem a pena o desvio: Sortelha, Idanha-a-Velha e Monsanto.
No Km0 da EN18 está um marco que assinala o início desta estrada e um totem turístico com um QR Code para ter acesso ao roteiro e ao mapa GPS via Google Maps, que permite percorrer toda a estrada.
O presidente de Beja,Paulo Arsénio, refere que estes “projetos contribuem muito para valorizar o Interior do país”, em declarações ao JN.
“As nossas potencialidades turísticas ficam claramente ampliadas através de produtos estruturados como este, que percorrem territórios que muitas vezes não tem holofotes turísticos, como, por exemplo, tem o Litoral. Portanto, isto é um produto muito interessante, que começa na serra da Estrela, acaba na planície alentejana e tem uma imensidão de concelhos e distritos para percorrer. Nós também temos uma oferta magnífica na nossa zona e na nossa região e, através deste projeto, queremos dar uma amplitude maior a tudo o que de bom temos para oferecer”, disse.
Segundo o JN, O projeto, contou com a parceria com a SEAT, com o apoio das Aldeias Históricas de Portugal, dos vários municípios por onde passa a EN18 e das diferentes comissões vitivinícolas.