34.8 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Julho 5, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mural evocativo dos 50 anos de Abril e 80 anos de Salgueiro Maia “nasce” no concelho de Castelo de Vide

A arte urbana, através da pintura de Murais, tem-se manifestado como uma forte expressão cultural no Alentejo, especialmente neste ano em que se comemoram os 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974.

Assim e neste contexto, a fachada lateral que dá acesso ao pátio do edifício do Museu de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, tem estado a ser intervencionada por forma a constituir um mural evocativo dos 50 anos de Abril e ao mesmo tempo fazendo alusão aos 80 anos do nascimento de Salgueiro Maia, o capitão de abril considerado o rosto da revolução dos cravos.

Numa nota divulgada pela Autarquia de Castelo de Vide, o Município refere que esta vibrante imagem feita a partir de uma icónica foto celebra a vitoriosa ação militar que o Movimento das Forças Armadas desenvolveu na Revolução de Abril levando à queda do regime fascista. Assinala os primeiros comunicados emitidos na madrugada de 25 de Abril de 1974 pelo Rádio Clube Português.

“Aqui Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas Portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma”, a frase que imortaliza a revolução está bem patente nesta obra artística.

Recorde-se que foi com este texto, lido aos microfones do Rádio Clube Português pelo locutor de serviço Joaquim Furtado, que às 4 da manhã do dia 25 de abril de 1974 o povo português tomava conhecimento de que uma revolução estava em marcha, e que a ditadura do Estado Novo terminava.

O Mural foi criado pelos autores RUÍDO que através desta obra, promovem a valorização de mais um espaço urbano aliando a arte à história de Portugal.

Populares