Têm sido dias difíceis. Todos os Portugueses têm acompanhado com um sentimento de profunda tristeza as consequências devastadoras provocadas pelos grandes incêndios que assolam a região Norte e centro do País desde o passado domingo.
Há milhares de hectares de floresta que estão agora pintados de negro e houve vidas que se perderam. Sete pessoas morreram em consequência deste flagelo que se abateu sobre Portugal, três deles Bombeiros que estavam na sua mais nobre missão de socorro às populações e em defesa do seu País.
Durante estes dias mais de cinco mil operacionais têm estado no terreno. Bombeiros vindos de todas as regiões do país juntaram-se aos das zonas afetadas para estarem na linha da frente. Resilientes, determinados, os Bombeiros de Portugal mostram mais uma vez quão importante é para os Portugueses a sua existência e a sociedade presta-lhes a sua homenagem das mais variadas formas, cada um com aquilo que tem ou melhor sabe fazer.
Miguel Gustavo, mais conhecido por Gutz, artista de arte urbana, fê-lo também, mas de uma forma que está ao alcance dos olhos e do coração de qualquer pessoa. Pôs mãos à obra e fez nascer um mural de homenagem aos “Soldados da Paz” na Freguesia de Rio de Moinhos.
Em entrevista à Rádio Campanário o artista começa por explicar “é impossível ficar indiferente ao que se está a passar no nosso País e esta foi a forma que encontrei de homenagear todos os Bombeiros.” Explica que o trabalho foi feito de forma “totalmente gratuita”.
Nesta obra explica “está representada a essência da arte urbana e ao mesmo tempo dar uma mensagem de incentivo a todos os Bombeiros do nosso País.”
Na imagem está refletiva a “toupa de uma agulha de um Bombeiro” o que, segundo o Artista, representa “a água a sair da mangueira e a apagar os fogos.”
Na opinião de GUTZ “há várias formas de se dizer obrigada e a Arte Urbana também pode ter um cariz social e chamar a atenção para os temas que estão na ordem do dia.”
O Mural que agora pode ser visitado nesta Freguesia do concelho de Borba reveste-se acima de tudo de uma gratidão imensa do Artista que o realizou, da comunidade que o acolheu de braços abertos e de todos os Portugueses que reconhecem nos Bombeiros Voluntários o estatuto de “verdadeiros heróis da nação”.