No próximo dia 21 de abril, o Museu da Misericórdia de Évora inaugura a quarta exposição temporária, intitulada “As obras de Misericórdia nas Esculturas de João Concha”, que estará patente até junho.
Desta vez o convidado é o escultor Joaquim João Nina Concha, alentejano, que nasceu em Santiago Maior, Alandroal, mas cedo foi viver para Évora, onde dedicou grande parte do seu tempo live à escultura.
Da sua criatividade e habilidade manual nascem peças que nos transportam para um mundo de fantasia e imaginação, convidando o reencontro de velhos objetos sem utilidade com a sua nova funcionalidade artística, em obras únicas como as que poderão ser encontradas na exposição.
Identificar obras de Misericórdia nas esculturas de João Concha, é o desafio que a Santa Casa da Misericórdia deixa à Irmandade e a todos os visitantes do Museu entre os meses de abril e junho de 2023.
Nesta exposição temporária, serão apresentadas 12 esculturas de ferro, construidas a partir de pequenos objetos de ferro soldados que juntos dão vida a uma forma de arte digna de ser apreciada pela sua beleza e singularidade.
As peças expostas remetem-nos para os simples e humildes, para o compromisso com as boas causas, missão da Santa Casa da Misericórdia e da sua Irmandade.
Esta exposição, pela sua singularidade, torna-se uma experiência visual original para aqueles que a visitem.
Mais informações através do 266 742 086 ou através do e-mail museu@scmevora.pt
Foto: Direção Geral do Património Cultural
Fonte: Misericórdia de Évora