O Museu Militar de Elvas assinalou na passada sexta-feira o seu quinto aniversário.
Para assinalar a efeméride, teve lugar uma cerimónia onde comparecerem diversas entidades civis e militares, num dia em que foi inaugurada uma sala para exposição de viaturas militares.
A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia e falou com o vice chefe de Estado Maior do Exército, Tenente General António Pereira Agostinho, diz que o museu surgiu “da necessidade de ocupar uma instalação que estava devoluta e tivemos esta ideia de criar aqui um museu porque o Museu do Exército em Lisboa não tem condições para ter tudo e aqui foi considerado um bom local para isso”.
O Tenente General refere, “enquanto for possível termos aqui um conjunto de pessoas que tem capacidade para manter a qualidade do que aqui está, muito bem, no dia em que não conseguirmos temos que pensar noutras soluções”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/vice_chefe%20maior%20das%20foras%20armadas%20ARRANJADO3nov14.mp3{/play}
O Coronel Aragão Varadas, diretor do Museu Militar de Elvas diz que a exposição de viaturas militares “era a valência que faltava, desde o princípio do projeto museológico criado em 2009”.
O diretor do museu lamenta a falta de pessoal formado a trabalhar, no espaço de um ano perdeu seis pessoas, referindo não ter “nada a obstar em que sejam militares e civis desde que as pessoas estejam dispostas a fazer formação e queiram aqui estar, o problema que se põe é que o exercito também não tem esses civis, estão dependentes de outras entidades”, acrescentando, “ muitas vezes têm pouca disponibilidade para trabalhar, pouca vontade de cumprir horários, e o museu está aberto todos os dias, exceto à segunda-feira”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/coronel%20(1)%20ARRANJADO3nov14.mp3{/play}
Nuno Mocinha, em declarações a esta Estação Emissora salienta que o Museu Militar de Elvas faz parte da Rede Nacional de Museus, “é gratificante sempre que vimos a algum evento dentro do Museu Militar, o Museu Militar cresceu, hoje podemos assistir a mais uma ala que tem algumas viaturas em exposição completamente recuperadas e que contam um pouco da história deste espaço que foi muito importante, é bom ver esta dinâmica”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/nuno_mocinha%20(1)%20ARRANJADO3nov14.mp3{/play}