O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, presta homenagem a Maria Alice Beaumont, no dia 9 de março, a partir das 15h30, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher.
Maria Alice Beaumont nasceu no Porto a 29 de Outubro de 1929. Terminou o Curso Complementar de Letras em 1947 e a licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1956, com uma dissertação de final de curso intitulada A representação humana na arte da iluminura.
A tese As jóias na pintura portuguesa de quinhentos, regida em 1959 foi o culminar do Estágio para Conservadores de Museus, Palácios e Monumentos Nacionais.
Conservadora do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, em Cascais, dali transitou para o Museu Nacional de Arte Antiga. Até 1973 teve à sua guarda as secções de pintura, escultura e desenho, e a partir desse ano ocupou-se, quase exclusivamente, da coleção de desenhos e gravuras, tendo publicado, em 1975, o catálogo Domingos António de Sequeira: desenhos. A partir de 1975, exerceu as funções de conservadora encarregada da Direcção e em 4 de Abril de 1977, tomou posse do cargo de Directora do Museu Nacional de Arte Antiga, cargo que desempenhou até à sua aposentação em 1990.
Maria Alice Beaumont faleceu a 7 de Fevereiro de 2004, em Lisboa, e passados 20 anos sobre o seu desaparecimento físico, este nome é uma referência da Museologia em Portugal, será recordado através de nove testemunhos em três mesas-redondas.
A primeira mesa-redonda, às 15h30, reunirá Sandra Leandro, Directora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, José-Luís Porfírio, Crítico de Arte, amigo, colega e Director do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria de Jesus Monge, Vogal do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.. Às 17h15 na segunda mesa estarão presentes três amigas e/ou colegas da homenageada: Natália Correia Guedes, distinta Museóloga que esteve à frente dos destinos da antiga Direção Geral do Património Cultural e de diversas instituições museológicas e que foi homenageada no MNFMC o ano passado; Manuela Mota, Conservadora-geral da secção de Arte Oriental do Museu Calouste Gulbenkian e fundadora da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) da qual foi também Presidente; e Nazaré Escobar, Bibliotecária do Instituto José de Figueiredo. A terceira mesa-redonda, que iniciará às 18h15, será composta por Alexandra Markl, Historiadora de Arte, Responsável pelas coleções de Desenho e Gravura do Museu Nacional de Arte Antiga, por Ana Isabel Brás, Chefe da Unidade de Gestão Bairro dos Museus em Cascais e por Teresa Pacheco Pereira, grande amiga da homenageada que foi Conservadora do Museu Nacional de Arte Antiga.