O Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, foi escolhido para representar Portugal no Conselho da Europa, no âmbito das Jornadas Europeias do Património do próximo ano, constituindo assim “uma grande responsabilidade”, diz a diretora do museu, Sandra Leandro.
Segundo a diretora, a escolha deu-se sobretudo “por causa da programação que nós fizemos para as Jornadas Europeias do Património”, deste ano, onde “começámos com o tema da ‘loucura’ e terminámos com o tema da ‘cegueira’ e como incluir tudo isso nos museus e como facilitar toda a vida às pessoas que no fundo têm mais dificuldades em serem incluídas na sociedade”.
“É uma grande responsabilidade”, esclarece a diretora do museu, pois “se fomos escolhidos este ano, temos que fazer valer essa mesma conquista” e “para o ano, apresentar um programa tão maravilhoso quanto apresentámos este ano”.
“Para o ano o tema é um tema que me é muito caro, que é uma das minhas linhas aqui no museu, que é a sustentabilidade”, por isso mesmo “já estamos a começar a planear as próximas atividades para as Jornadas Europeias do Património 2022”, informou.
Sandra Leandro, salienta também que “este reconhecimento veio de fora”, tendo disso “escolhido nacionalmente para sermos nós a representar o país neste momento”.