Tal como noticiado em primeira mão pela Rádio Campanário, o recém-formado Grupo Coral dos Bombeiros Voluntários do distrito de Évora, atuou esta segunda feira para o Sr. Presidente da República e para todo o corpo diplomático presente.
A Rádio Campanário acompanhou a comitiva do distrito de Évora durante a viagem e atuação, e no final fez o balanço com José Calixto, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação de Bombeiros Voluntários do Distrito de Évora, que começa por referir tratar-se “de uma ideia recente que nasceu no seio dos Bombeiros do Alentejo Central, no distrito de Évora”.
O Presidente destaca o facto de “a nossa primeira atuação começa logo com um ponto alto”, acrescentando que “foi um momento de grande dignificação do estatuto do bombeiro voluntário, através da genuína expressão cultural do povo alentejano”.
“Dignificámos a missão do Bombeiro Voluntário através da mais genuína expressão cultural do povo alentejano”
José Calixto
José Calixto considera que “a atuação honrou-nos a todos”, destacando “o momento superiormente apreciado por todo o corpo diplomático português e pelo Sr. Presidente da República”.
Os “muitos gestos de carinho do Professor Marcelo Rebelo de Sousa para com os Bombeiros, deixou-nos a todos muito orgulhosos”, declara.
José Calixto afirma que “o nosso objetivo era ir ao Palácio de Belém, no ano em que o Sr. Presidente da República decidiu incorporar o canto das janeiras a todo o corpo diplomático, e ver os nossos Bombeiros que são cantadores amadores, dignificarem a sua missão enquanto bombeiros voluntários”.
{gallery}lisboa_bombeiros_2020{/gallery}