A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) em parceria com a AREANATejo estão a promover o projeto Regul-IP – Sistemas com Regulação do Fluxo Luminoso na Iluminação Pública, com um investimento total de 117.000 euros consiste na redução efetiva de 25 a 30% do consumo de energia elétrica de 15 instalações de Iluminação Pública dos Municípios do Alto Alentejo através da implementação de 15 armários com regulação do fluxo.
À Rádio Campanário, o presidente da CIMAA, Armando Varela, diz que o que está em causa é uma candidatura que foi feita pela CIMAA e vem na sequência de um trabalho que temos desenvolvido a partir de 2010 e que deu lugar a uma candidatura a fundos comunitários de mais de 2 milhões de euros”.
Armando Varela justifica dizendo, “não faz sentido que às quatro da manhã tenhamos a mesma intensidade de luz que temos às dez da noite, e este ajustamento significa ser mais eficiente e dar menos dinheiro à energia e alternativamente poder desligar as luminárias”, acrescentando, “o que pretendemos é continuar com este trabalho e fazer a extensão para a eficiência energética dos edifícios públicos”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Varela%20Cimaa18agosto14.MP3{/play}
Prevê-se uma redução anual de cerca de 225.000 kWh do consumo de energia elétrica das 15 instalações a intervencionar, o que equivale a uma redução anual de aproximadamente 34.000 euros na fatura energética dos 15 Municípios do Alto Alentejo.
O projeto prevê ainda ações de promoção e divulgação, estando previsto um Plano de Comunicação e Sensibilização e a dinamização de um Workshop para os técnicos municipais.