11.9 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Dezembro 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Não há ensino que se compare ao bom exemplo; é o que quero ser para os mais novos”, diz Miguel Lopes- Escutista

Miguel Lopes, é natural da Freguesia de Pardais, e tem hoje 25 anos.

Há mais de uma década que integrou a família do Agrupamento de Escuteiros de Vila Viçosa, um caminho que ao longo dos anos lhe permitiu cresce enquanto pessoa e olhar para o próximo de forma diferente.

Depois de 12 anos no Agrupamento 639 do Corpo Nacional de Escutas, onde passou pelas diferentes secções existentes, Miguel Lopes a quem todos tratam carinhosamente por “Bida”, concretizou recentemente um dos seus maiores sonhos com a investidura de dirigente.

O jovem alentejano explica-nos que esta investidura significa acima de tudo “ um orgulho gigante pelo percurso feito nesta caminhada.” O curso que lhe conferiu este estatuto foi de longa duração e para além do título traz-lhe sobretudo uma “maior responsabilidade”.

Depois de 12 anos a aprender com os mais velhos, Miguel Lopes têm a partir de agora a missão de ensinar os mais jovens, numa partilha de experiências e conhecimentos. Questionado pela Rádio Campanário qual o exemplo que pretende passar aos mais pequenos, Miguel explica que “não há ensino que se compare ao exemplo; não serei um chefe só para mandar “ e este será o seu maior desafio daqui para a frente.

O mais recente dirigente escutista acredita que muito tem ainda para aprender neste seu trilho.

Os escuteiros têm nos dias de hoje um papel de enorme relevância na sociedade portuguesa, sobretudo porque a sua principal finalidade é contribuir para a educação dos jovens, rapazes e raparigas, através de um sistema de autoeducação progressiva baseado num sistema de valores .

Esta foi uma vocação que Miguel Lopes escolheu aos 13 anos de idade e que se transformou depois numa missão de vida. Hoje, com 25 anos e já com um curso superior concluído, muitos foram os momentos em que pelo seu percurso académico teve que se ausentar de Vila Viçosa. Ainda assim, em nenhum momento a sua permanência no Agrupamento de Escuteiros foi posta em casa até porque como evidenciou “escuteiro um dia, escuteiro para toda a vida”, um desafio que abraça todos os dias da sua vida, como se fosse o primeiro.

Populares