O sobreiro, árvore de interesse nacional desde 2011, com legislação de proteção, pode estar em risco com a proposta de revisão, em projeção, apresenta pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Esta proposta é direcionada à simplificação do processo de arranque ou corte de sobreiros e azinheiras que se encontrem mais isolados, a questão passa por perceber o que se entende por “sobreiro isolado, uma árvore que fique a uma distância de apenas 25 metros de outra, distância considerada pequena para um sobreiro”, pelos especialistas.
A Rádio Campanário falou com Domingos Patacho, da Quercus, dizendo que a Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura “ terá feito algumas audições, mas não ouviu as Organizações Não Governamentais (ONG’s). Sobre o impacto desta alteração no montado alentejano frisou que “esta é apenas nas áreas não urbanizáveis e pode refletir-se mais na zona do Baixo-Alentejo”. No entanto o responsável diz “não ter a certeza que o Governo queira rever a Lei”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/sobreiros_quercus_30out.MP3{/play}