17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Natal do Bombeiro é o “prémio do sacrifício e esforço” da corporação de Vila Viçosa, diz o Comandante (c/som e fotos)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa promoveu no passado sábado, 6 de Janeiro, o ‘Natal do Bombeiro’, uma iniciativa onde foram distribuídas aos elementos da corporação algumas lembranças e um prémio monetário resultado das doações da população.

Nuno Pinheiro, Comandante dos Bombeiros de Vila Viçosa, realçou que a corporação neste último ano “disponibilizou-se para estar em todos os serviços, quer em termos operacionais quer em termos de escala no Quartel”.

Questionado sobre o número de operacionais, o Comandante reconhece que “faz falta haver mais jovens”, indicando que atualmente a corporação conta com cerca de 42 operacionais no ativo e 12 em reserva, considerando que é “uma corporação jovem, com facilidade de entrar nas tecnologias”.

Segundo o Comandante, a recompensa divida pelo operacional é “fruto” do peditório porta-a-porta que resulta no “prémio do sacrifício e do esforço que eles fazem por gosto” ao longo do ano, deixando o seu agradecimento à população que contribuiu para a recompensa aos bombeiros e suas famílias.

Inácio Esperança, vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, refere que “no Natal não há oportunidade de comemorar devido aos serviços que são sempre muitos”, daí, ser uma festa realizada na primeira semana do ano.

No que diz respeito ao peditório que a corporação fez na época natalícia, Inácio Esperança indica que “não é para a Associação, é para os bombeiros”, caraterizando-a como “o mimo que a população dá aos bombeiros”

Questionado sobre os meios ao serviço da corporação, Inácio Esperança realça que “a corporação tem sempre muitas dificuldades”, sublinhando que “não é fácil” a aquisição de meios, justificando que “os apoios não são suficientes”.

Para Inácio Esperança, “este vai ser um ano importante [para definir o papel dos bombeiros]”, realçando que “há determinadas horas do dia, que em virtude do voluntariado não é possível dar a resposta que desejaríamos”, sustentando que “é por aí que o país deve ir”, apoiando o reforço da prontidão dos corpos de bombeiros.  

Questionado sobre as Equipas de Intervenção Permanente (EIP) em Vila Viçosa, esclarece que a corporação de Vila Viçosa “tem uma equipa de 5 homens para 8 horas”, as restantes horas “são feitas por alguns voluntários e assalariados da associação”.

{gallery}vv_bombeiros_natal17{/gallery}

Populares