A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, proporcionou hoje aos utentes um almoço de natal com muita diversão.
Um dia diferente para os utentes e colaboradores da instituição que, apesar dos tempos difíceis que a pandemia nos trouxe, garantiram sorrisos e boa disposição numa tarde bem animada.
A Rádio Campanário marcou presença e falou com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Dr. Jorge Rosa, que começou por referir à RC, “estamos a festejar este almoço de natal, integrado nas festas da Santa Casa,” sublinhando que as celebrações foram feitas “com as limitações próprias,” destacando que mesmo assim, “é patente a alegria destes idosos, que nós lhe trazemos e que partilhamos em especial neste dia.”
O Dr. Jorge referiu ainda que “é bom ver alegria, ver boa disposição e reconhecer o trabalho que nós fazemos por eles,” frisando que “estamos sempre disponíveis para os ajudar, para participar com atividades lúdicas e para os manter ativos.”
Para além de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, Jorge Rosa é ainda médico o que faz com que os utentes do lar se sintam mais seguros. O Dr. Jorge sublinhou que “eles reconhecem e cria-se uma grande empatia entre o médico e o idoso. Eu acompanho-os diariamente, ao longo de muitos anos, portanto, há uma relação de confiança e de amizade entre nós todos, e é esse papel que eles reconhecem,” pois “estamos sempre disponíveis para eles, para os ajudar, para colmatar as deficiências e as dores do dia a dia.”
Questionado sobre a situação do lar em termos de capacidade, o provedor esclarece que “o lar está na sua capacidade máxima, com 62 utentes,” destacando “temos sempre muitos pedidos, mas não pode ser. Os nossos doentes vivem cada vez mais,” contudo, “são mais dependentes, exigem mais cuidados, e mais terapêuticas.” Segundo o Dr. Jorge Rosa, “é essa missão que eu gosto de fazer todos os dias, ajudar quem precisa e prestar os melhores cuidados que sei e que é possível na instituição.”
Em conclusão, o Provedora da Santa casa da Misericórdia de Vila Viçosa refere que “é essa missão que eu tenho gosto de fazer todos os dias, numa casa que já lido há mais de 20 anos”, acrescentando que “não há melhor maneira que isto para celebrarmos o natal, nesta grande família que é a Família da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa e em espelhar este lar de idosos que acompanho à tantos anos.”