As altas temperaturas que se tem feito sentir nas últimas semanas têm deixado grande parte dos concelhos do continente em risco muito elevado ou máximo de incêndio, e as corporações dos Bombeiros Voluntários não têm tido mãos a medir.
Esta situação tem acontecido igualmente na região Alentejo, onde os incêndias têm ocorrida.
A Rádio Campanário falou esta manhã com Maria João Rosado, Comandante Operacional Distrital de Évora da Proteção Civil, que nos adiantou que não existem, neste momento, incêndios ativos no distrito de Évora.
Para esta quinta-feira, dia 15 de julho, o IPMA colocou o distrito de Évora com risco elevado de incêndio pelo que a comandante opereracional deixou alguns alertas, nomeadamente “existe um aviso amarelo do ipma relativamente às temperaturas elevadas.”
Maria João Rosado referiu ainda ” até dia 30 de setembro estamos em período crítico com risco de inc~endios rurais, pelo que existem uma série de restrições que devem ser tidas em conta.”
O IPMA, nesta 5ª feira, colocou ainda 5 concelhos do distrito de Portalegre em risco extremo de incêndio- Castelo de Vide, Portalegre, Nisa, Marvão, Gavião. No distrito de Beja vigora o risco elevado d eincêndio, no entanto os concelhos de Almodôvar e odemuira estão com risco extremo de incêndio.