Os serviços da Proteção Civil Municipal de Mora capturaram recentemente, nesta Vila Alentejana, um ninho de vespa asiática, com cerca de 50cm de diâmetro.
O ninho encontrava-se num sótão de uma habitação na vila de Mora. O alerta para esta ocorrência foi dado a 2 de outubro e a rápida resposta dos técnicos da Autarquia, permitiu proceder de imediato à inativação do ninho e posterior remoção, uma tarefa de relevante importância para o controlo da proliferação desta espécie invasora e perigosa para os humanos.
De acordo com a informação avançada pela Proteção Civil Municipal, este foi, até hoje, o maior ninho de vespa asiática encontrado no concelho de Mora.
A captura e remoção deste ninho é um exemplo de como a ação rápida e coordenada pode conter a propagação da vespa asiática. Ainda assim, a Proteção municipal alerta que ” é importante a população manter-se vigilante e desperta para este problema, de forma a garantir a eficácia das medidas de controlo a longo prazo.”
Recorde-se que a Vespa Asiática ou Velutina tem dimensões grandes. A cabeça é preta com face laranja/amarelada e o corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado e delimitado por uma faixa fina amarela.Os ninhos podem ser encontrados nos mais diversos locais, desde jardins, habitações, hortas, etc. Apresentam uma forma arredondada ou de pera, com abertura lateral e são constituídos por fibras de madeira mastigadas. Cada ninho pode albergar cerca de 2000 vespas e 150 fundadoras.
O contacto desprevenido com os ninhos e com as vespas pode tornar-se seriamente perigoso e mortífero pelo que não se deve, em qualquer circunstância, tentar destruir o ninho pelos próprios meios.
Qualquer avistamento deve ser imediatamente comunicado ao Gabinete Técnico Florestal, através do email gft@cm-mora.pt, ou do telemóvel 962 332 512.
Fotos: Serviço de Proteção Civil Municipal de Mora