Ainda hoje e em notícia avançada pela TSF, o Ministério da Agricultura afirmou estar consciente da ameaça que a vespa asiática representa para os apicultores. À estação de Rádio, o Ministério não adiantou qualquer informação sobre o impacto destas vespas na produção de mel, mas garantiu estar atento e lembrou que existe um Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa asiática em Portugal.
“A vespa velutina constitui uma ameaça para a apicultura, quer pelo efeito depredador sobre as abelhas, uma vez que elas se alimentam de insetos, incluindo abelhas, quer pela sua presença nas imediações das colmeias. Esta presença inibe as abelhas de saírem das colmeias para colherem pólen e néctar, o que acaba por ter reflexos na produção de mel. Existe um Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal e foram também produzidos Manuais de Boas práticas para a destruição de ninhos e para o controlo nos apiários”, pode ler-se na resposta enviada à TSF.
Além disso, o Ministério da Agricultura acrescenta que já realizou 31 ações dirigidas aos vários agentes, que tiveram um total de 1674 participantes.
C/ TSF