Em entrevista à Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, falou-nos sobre os apoios à juventude por parte da autarquia, neste 6º aniversário da Smart Jovem, que se realizou hoje no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas.
Sobre a iniciativa “Smart Jovem”, o presidente explica que é um cartão que foi lançado pela câmara “o portador não tem de pagar para o ter, é gratuito, dirigido aos jovens e dá descontos de 50%, por exemplo na entrada do cinema na Câmara Municipal, na entrada das piscinas municipais”, refere Nuno Mocinha.
Neste âmbito, foi feito um conselho municipal da juventude e para além dos conselheiros normais, foram convidados alguns jovens que se destacaram pelo seu percurso. Desde as áreas de ação social, à cultura, ao desporto, ao empreendedorismo, às empresas. “No fundo, mostram bem o que é o dinamismo dos jovens, o querer participar, fazer e acreditar que é possível fazer”, menciona.
Foi também discutido um conjunto de outras ações, para além das que tinham sido já aprovadas e se encontram em curso, como: bolsas de estudo, transportes escolares, refeições, equiparar o escalão B e A.
Assim, foram discutidas novas medidas e aprovado todo um conjunto de novas medidas, como exemplo:
– criar um dia dedicado ao desporto por mês;
– criar uma plataforma que seja dedicada em exclusivo aos jovens, para se colocar tudo o que seja relacionado à juventude, promovida nas redes sociais do município;
– programa “Voluntaria-te” – pessoas que se queiram voluntariar para determinadas ações e as IPSS que precisam de voluntários; objetivo de aproximar quem quer ajudar e quem precisa de ser ajudado;
– programa “Jovem Autarca” – simular a vida de um autarca desde as prórias eleições, até ao orçamento e colocar em prática o que foi aprovado em orçamento;
– programa “Orçamento Participativo” – a autarquia desafia os Elvenses a dizerem o que querem fazer com dinheiro que é colocado à sua disposição. Neste caso, estarão 25 mil euros disponíveis para se gastar em prol da comunidade, afirma o presidente.
Relativamente à cultura, desafiam os jovens a serem embaixadores do Museu de Arte Contemporânea para que possa ser promovido e levar mais jovens a visitar o mesmo.
– programa ” Arte Elvas” – desafiam os jovens a fazer arte pública, a mostrar o seu talento no contexto urbano.
Nuno Mocinha salienta que, com estas iniciativas o objetivo “é mostrar ao concelho que os jovens conseguiram fazer alguma coisa por acreditarem que é possível”. “Hoje jovens, amanhã homens”, finaliza.