A GNR realizou, ao longo do mês de Março, a operação Censos 2017, visando a identificação de população idosa a viver isolada e/ou sozinha, assim como em situações de vulnerabilidade, resultante de limitações físicas ou psicológicas.
Ao todo, no distrito de Portalegre, foram identificados 3172 idosos inseridos nestas situações. Em Évora contabilizaram-se 2993 idosos e no distrito de Beja, 3846 idosos. Pode-se ainda verificar que, maioritariamente, os idosos identificados são do sexo feminino e encontram-se a viver sozinhos.
Ao nível nacional, foram identificados mais de 45 mil idosos em situação de risco. Nos três distritos alentejanos, em que a população está maioritariamente envelhecida, foram identificados um total de 10 011 idosos, correspondentes a 22% dos dados nacionais e a 25% da população regional.
A presente edição da operação que ocorre anualmente desde 2011, teve como objetivo atualizar registos anteriores e identificar novas situações, para maximizar a atuação da GNR juntos destas populações de risco.
Conheça os números: