A Autoridade Regional de Saúde vai proceder à contratação de profissionais de saúde, visando manter os serviços perante a redução horária de trabalho semanal para 35 horas, de enfermeiros e técnicos de saúde, cujos contratos individuais de trabalho contemplam 40 horas.
Em declarações à RC, José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, afirma que esta redução de horário, terá “obviamente impacto sobre as escalas de serviço”.
A “contratação de novos profissionais vai compensar” esta redução, visando evitar quaisquer impactos negativos nos cuidados prestados.
O dirigente aponta variações nestas alterações, de instituição para instituição, uma vez que em cada uma existem tanto contratos individuais de 40 horas, como contratos em funções públicas e alguns contratos individuais de 35 horas semanais.
A contratação de profissionais para colmatar a redução horária desses contratos “andará à volta de 80 profissionais […] na região” Alentejo.
Esta alteração contempla “enfermeiros e outros técnicos de saúde”, sendo que o dirigente avança que estes números “podem eventualmente ser corrigidos se se verificar que continua a haver necessidade de mais profissionais”.