O Serviço de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), comemorou no passado dia 12 de janeiro, o seu 25º aniversário.
A celebração contou com a presença de profissionais do serviço de Cardiologia, bem como de outros serviços do HESE, prestando homenagem a todos os que ao longo de 25 anos construíram um Serviço de Cardiologia de referência, sendo reconhecido não só a nível nacional como internacional.
O Diretor do Serviço, Dr. José Aguiar, deu início à sessão comemorativa, apresentando as diferentes áreas de atuação e diferentes técnicas inerentes ao Serviço de Cardiologia, fazendo referência também à atividade de investigação, de formação do serviço e de intervenção na Comunidade com a realização de rastreios cardiovasculares.
O responsável da Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção – UADCI, Dr. Renato Fernandes, apresentou o projeto da UADCI, fazendo o ponto de situação da sua atividade, salientando a importância do Hospital, desde dezembro de 2012, dispor de um equipa 24 horas para realizar angioplastia primária, no atendimento a doentes com enfarte agudo do miocárdio.
Referiu ainda a importância das técnicas auxiliares que a Unidade dispõe, como o OCT – OFDI. A tomografia de coerência ótica (OCT) é uma técnica de imagem já há muito utilizada em diversos campos da Medicina, e que na aplicação à cardiologia de intervenção permite visualizar o interior das artérias coronárias com um detalhe previamente inacessível. A tecnologia OFDI utilizada na UADCI é a mais avançada no que respeita ao OCT coronário e o HESE foi o primeiro centro a nível nacional a tê-la disponível.
Por último fez um agradecimento comovente à equipa de hemodinâmica e aos profissionais que o receberam e acompanham neste projeto.
O Dr. Bruno Piçarra, responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos – UCIC, apresentou a unidade e a sua atividade assistencial, fazendo referência à sua real importância, pois colabora com toda a região Alentejo. Com o esforço e empenho de toda a equipa de Cardiologistas e da UCIC têm vindo a verificar-se níveis ótimos de performance, como a redução da taxa de mortalidade de 5% em 2013 para 3,5% em 2014.
O primeiro Diretor de Serviço de Cardiologia, Dr. António Jara, recordou os 25 anos de projetos, de objetivos alcançados, de luta e de progresso do Serviço de Cardiologia.
O serviço de Cardiologia interna anualmente mais de mil doentes, e na consulta externa são observados mais de 8 mil.
São ainda efetuados anualmente milhares de exames complementares de diagnóstico não invasivos e invasivos.
Em 2013 iniciou-se atividade com ressonância magnética cardíaca com a realização de 120 exames e realizaram-se1860 ecocardiogramas. Implantaram-se 234 pacemakers definitivos e iniciou-se atividade sistemática de outros equipamentos – cardioversoresdesfibrilhadores e ressincronizadores.
Na UADCI efetuaram-se em 2013, 1063 Cateterismos Cardíacos de Diagnóstico, cerca de 500 angioplastias coronárias e 127 angioplastias primárias. Em 2014 o número de angioplastias primárias aumentou para 157.