Comemoraram-se na tarde de quarta-feira, 17 de junho, os 350 anos da Batalha de Montes Claros.
A Batalha Militar travada em solo borbense foi de particular importância para a soberania nacional portuguesa, colocando fim a 60 anos de guerra com Espanha, resultando, em definitivo, na independência de Portugal.
Para assinalar a efeméride, o Município de Borba em parceria com o Exército Português prepararam um conjunto de iniciativas para assinalar tão importante data para o concelho e para o país.
Assim pelas 17h00 decorreu a Cerimónia de Homenagem aos Mortos junto ao Padrão Comemorativo da Batalha de Montes Claros e pelas 18h00 Cerimónia Comemorativa dos 350 anos da Batalha de Montes Claros na Praça da República.
Seguiu-se a inauguração dos Bustos do Conde Shomberg e do Marquês de Marialva no edifico dos Paços do Concelho e meia hora depois a inauguração da exposição “Guerra da Restauração ou Aclamação da Independência 1640 – 1668 e apresentação do Vinho e do Azeite Comemorativos dos 350 anos da Batalha de Montes Claros.
A Rádio Campanário acompanhou as diversas atividades do primeiro dia de comemorações e falou com o presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo que considera “um dia muito importante para Borba porque se conjugaram uma quantidade de esforços e conseguimos provar que com o empenho de todos é possível fazer o que se viu hoje aqui”.
O autarca diz que “Borba vive as coisas, acredita nas coisas e apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, eu percebo a minha terra e gosto da minha terra e sei que tem todas as potencialidades, há coisas más como o desemprego que não conseguimos corrigir mas tentamos dar uma ajuda, o importante é que criamos um concelho em movimento e o Movimento Unidos por Borba sabe perfeitamente o que está a fazer, escusem de vir com comunicados da treta, o caminho que traçamos é para seguir, as pessoas que não têm a noção do que é Borba e estão neste momento a aprender a fazer política local aprendam porque as pessoas que cá estão não vivem para sempre”.
O presidente da Câmara Municipal de Borba diz ainda “num dia extremamente importante para Borba haver uma tentativa de denegrir a data em si, só revela o desrespeito que têm pelas pessoas de Borba”.