No ano de 2016, a Guarda Nacional Republicana (GNR) já controlou mais de cinco milhões de condutores, destes, mais de 100 mil circulavam em excesso de velocidade.
Nos distritos alentejanos de Beja, Évora e Portalegre, dos condutores fiscalizados, 7 365 seguiam acima do valor máximo permitido por lei.
No âmbito do controlo de velocidade, a Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica até ao próximo domingo, dia 28 de agosto, em todo o território nacional, as ações de velocidade, projetando durante este período todos os equipamentos de controlo de velocidade (moveis e fixos) para as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação, em particular nas vias situadas no interior das localidades.
Segundo a informação disponibilizada pela GNR, no distrito de Beja, dos condutores controlados, 3 535 seguiam em excesso de velocidade, 2 900 no distrito de Évora e 930 no distrito de Portalegre.
A GNR continua a alertar que o excesso de velocidade é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave (com mortos e feridos graves) em Portugal, a par da condução sob a influência do álcool e da não utilização dos sistemas de retenção, pelo que a GNR continuará a intensificar as ações de controlo destas matérias, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas. Esta operação, será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL – www.tispol.org).