No passado sábado, 1 de junho, decorreu em Reguengos de Monsaraz a 13ª Gala do Futebol Distrital da Associação de Futebol de Évora (A.F.E.), onde foram premiados clubes, jogadores, árbitros e dirigentes que se destacaram durante a época 2018/19.
A Campanário esteve presente na cerimónia que encerrou a época, e falou com António Pereira, presidente da A.F.E., que destacou a homenagem ao professor Óscar Tojo, “uma pessoa que já não volta porque é muito grande para caber na associação”, mas sem o quem “se calhar, hoje seríamos metade daquilo que somos”, aponta.
“Apesar de termos 3700 inscritos, acho que na próxima época vamos chegar aos 4500”
António Pereira
Do trabalho da associação, o presidente salienta a formação, na qual a A.F.E. surge como “uma referência nacional” e defende a necessidade de “ensinar aos jogadores formas de estar na vida”, e não apenas a jogar como se verifica em muitos clubes.
Questionado sobre os números da associação, o dirigente afirma que “com este plano estratégico pensámos que chegávamos aos 5 mil atletas”, encontrando-se agora nos 3700 inscritos, acredita que na época 2019/20 chegarão aos 4500. Esta confiança prende-se com o facto de, no espaço de um ano, terem ultrapassado o crescimento de 8,5% determinado pela Federação Nacional de Futebol, tanto no futebol (feminino e masculino) como no futsal, tendo crescido 54% em 4 anos.
“Crescer 54% em 4 anos, não é para toda a gente”
António Pereira
O dirigente aponta ainda que, a contribuir para este crescimento se juntam os Centros de Treino de Futebol Feminino que serão criados pela associação – “Vamos às escolas, compramos um campo insuflável, para que aprendam a jogar futebol”, explica.
Inquirido sobre a meta de 3% de federados do futebol estabelecida pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), afirma que “ninguém em Portugal vai lá chegar, mas nós vamos ser os primeiros”. De salientar que o distrito de Évora se encontra nos 2,8% enquanto o rácio em Portugal se fixa nos 1,9%.
{gallery}AFE_gala_2019{/gallery}