Este fim de semana, nos dias 19 e 20 de setembro, realiza-se em Évora a II Convenção Nacional do partido CHEGA, liderado por André Ventura.
Porém, na sexta-feira, dia 18, o partido realiza na cidade eborense “a maior marcha alguma vez vista em Portugal” contra o discurso “hipócrita” do antirracismo, como André Ventura, líder do partido disse à Lusa.
Esta manifestação vai decorrer a partir das 19 horas, com partida nas Portas da Lagoa e chegada à Praça do Giraldo.
No entanto, no mesmo dia, um grupo de cidadãos eborenses está a organizar uma “Concentração pela Liberdade”, que apela a uma manifestação na Praça do Giraldo, a partir das 17 horas de sexta-feira, sendo também esse ponto central da chegada da manifestação do CHEGA.
Por essa razão, o partido CHEGA enviou uma carta ao Ministro da Administração Interna (MAI), em que defende que o Governo não pode “tolerar provocações e contramanifestações que terão como único objetivo a tentativa de criar confrontações e distúrbios”.
Em declarações à RC, o presidente da Distrital de Évora do Partido CHEGA, Carlos Magalhães, refere que ainda não obtiveram resposta do MAI.
O presidente da Distrital de Évora conta que “a deles não é manifestação, é concentração na Praça do Giraldo, eles vão-se juntar das 17h horas até às 22h que é a autorização que têm. Nós começamos às 19h30 nas portas da Lagoa e vai finalizar na Praça do Giraldo. O que a PSP nos disse, é que ficamos na parte da Igreja de Santo Antão e eles ficam na parte do Banco de Portugal”.
Sobre a manifestação do partido na cidade garante que serão “ordeiros”. “Será a nossa terceira manifestação, somos pessoas de bem e vamos fazer uma manifestação ordeira e cumprir tudo o que nos for indicado pelas Forças de Segurança”, reitera.
Sobre a II Convenção do partido a realizar em Évora no fim de semana, explica que “vamos eleger a direção nacional e dar o rumo que os militantes querem que o partido chegue”.
Relativamente às eleições autárquicas garante que “o CHEGA vai-se candidatar a todos os municípios e juntas de freguesia no Alentejo. É o nosso objetivo”.
“A nível de CHEGA, Évora é a segunda força nacional por distrito. [A realização da Convenção na cidade] Foi uma escolha da direção nacional e logo de início prontifiquei-me a que fosse feita em Évora e assim será”, afirma.