O Instituto Europeu de Patentes (IEP) lançou o Índex de Patentes 2022, o qual revela que o número de pedidos de patentes registado no IEP por empresas e inventores portugueses aumentou 7,6% em 2022, dando continuidade ao forte crescimento que se verificou em 2021 (+15,5%).
A evolução nos últimos dois anos contrasta com a redução nos pedidos de patentes por países da UE em 2022 (-0,5%).
No ano passado, os inventores portugueses submeteram 312 pedidos de patentes no IEP, o maior volume anual até à data, e mais de 40% acima do volume registado há cinco anos.
Em Portugal, a tecnologia informática foi novamente a área com mais pedidos de patentes apresentados junto do IEP em 2022. As tecnologias médicas e farmacêuticas voltaram a ocupar os 2º e 3º lugares, fazendo da saúde a indústria com o maior número de pedidos de patentes em Portugal.
Pelo segundo ano consecutivo, a Feedzai lidera a lista dos requerentes portugueses com o maior número de pedidos de patentes no IEP.
A Nova Delta, do grupo Nabeiro, Empresa de Campo Maior, é a segunda Empresa com mais requerimentos de patentes, registando em 2022, A forte contribuição para a inovação por parte das universidades e centros de investigação em Portugal continua a destacar-se: seis dos 10 principais candidatos no IEP são provenientes deste sector.
Fonte: https://inpi.justica.gov.pt/