Inaugurou,ontem, 22 de julho, a exposição DE ANTIGAS GENTES E TRAÇAS, da autoria de Helena Major e Magda Cordas, no Museu Municipal de Portalegre.
Os trabalhos foram apresentados através de uma dramatização protagonizada por Maria Simões que, de uma forma muito característica, ajudou a compreender o objetivo fulcral desta exposição, percorrendo a pluralidade de personagens que parte da interpretação criativa das autoras e caracteriza quer as antigas gentes que se cruzavam, na sua rotina, com o autor José Régio, quer a alma da própria sociedade portalegrense da época. A exposição encontra-se disponível para visita, até ao dia 5 de setembro.
Esta mostra é a segunda parte do projeto iniciado com a ilustração do livro “Olhares sobre Portalegre, Um Itinerário literário da obra de José Régio”, da autoria de Maria José d’Ascensão e das autoras e cujos originais estão expostos na Casa Museu José Régio, também até 5 de setembro.
Conforme a nota de imprensa enviada à nossa redação, foi ainda apresentada a reedição do livro “Há Mais Mundos”, de José Régio.
O Museu Municipal de Portalegre possui uma riquíssima coleção de Arte Sacra, – proveniente, na sua quase totalidade, de dois antigos conventos de Portalegre, Santa Clara e São Bernardo – Mobiliário, Faiança Portuguesa e outras Artes Móveis, provenientes maioritariamente de doações de particulares.
Joana Freitas