Entrou esta terça-feira em circulação a nova nota de 10 euros. Com os seus elementos de segurança melhorados, a nova nota de 10 euros é ainda mais resistente à contrafação.
Em declarações à Rádio Campanário o Major Rogério Copeto do Comando Territorial de Évora da GNR refere, “o que dizemos sempre nestas situações é que esta nota não vem substituir as anteriores, as duas notas vão circular em simultâneo à semelhança do que aconteceu com a nota de cinco euros”.
O Major alerta para os possíveis contos do vigário encetados por burlões, “não acreditem naqueles indivíduos que eventualmente se poderão deslocar a casa das pessoas para fazer troca de notas, não há troca de notas em casa, as notas vão continuar a circular em simultâneo”.
Rogério Copeto deixa o aviso aos comerciantes “para que tenham um cuidado acrescido com as notas falsas que eventualmente poderão circular”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Major%20Copeto%20nota%2010%20euros24set14.MP3{/play}
Para confirmar a veracidade da nota basta utilizar o método “tocar, observar e inclinar”. O papel é firme e ligeiramente sonoro. A tinta é também mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota. Observe a nota contra a luz. Um retrato de Europa, os algarismos representativos do valor da nota e uma janela tornam-se visíveis.
Quando se coloca a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras. Observe a nota contra a luz. O filete de segurança apresenta-se como uma linha escura.
Ao inclinar a nota o número apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente. Na banda prateada, vê-se um retrato da Europa, uma janela e os algarismos representativos do valor da nota.