A públicação antecipada das novas regras de desconfinamento permitiu que estas entrassem em vigor a partir das 00h00 desta quinta-feira, como foi anunciado pela ministra Mariana Viera da Silva.
Na resolução do Conselho de Ministros publicada esta quinta-feira no Diário de República Eletrónico pode ler-se que “a presente resolução produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação”, conforme foi noticiado pelo Diário de Notícias.
Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra não avançam para a próxima fase de confinamento até à proxima fase de avaliação – a 28 de junho.
Já os concelhos de Lisboa, Braga, Odemira e Vale de Cambra, não avançaram no desconfinamento e vão manter as regras atuais até, pelo menos, dia 28 de junho.
Os concelhos que avançaram para a próxima fase de desconfinamento, como foi anunciado pela ministra Mariana Viera da Silva, podem fazê-lo já partir desta sexta-feira, dia 11 de junho.
A ministra na conferência de imprensa de quarta-feira, dia 9 de junho, indicou ainda que há 10 concelhos em situação de alerta, por terem mais de 120 casos da covid-19 por 100 mil habitantes para as regiões de alta densidade populacional ou mais de 240 casos por 100 mil habitantes para os territórios de baixa densidade, que são Albufeira, Alcanena, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loulé, Paredes de Coura, Santarém, Sertã, Sesimbra e Sintra.
In Diário de Notícias